terça-feira, 26 de maio de 2009

Felicidade

Acho que hoje posso falar sobre felicidade. Quem eu sou, de onde vim, os psiquiatras dizem que faz diferença. Pra mim o que mudou?
De repente como se cada palavra que você diz fizesse efeitos, muitas frases de efeito são usadas pra amenizar as dúvidas que não tem resposta, nos tratando como poodles adestrados.
Felicidade, tem nome, tem valor, tem local de encontro, tem hora marcada, tem cheiro, tem cor, não tem referência, não tem marcas. A falta dela, não pode condenar o passado como réu, por que é felicidade é o presente e como essa bela palavra diz, presente é presente. Remetente : Da vida, para você. E a gente deixa passar,  se preocupando com os pecados do passado, com as falhas que nunca mais vão ser ajustadas ao seu lindo caráter de pessoa perfeita.

NÃO. não é nada disso.
É muito mais que tudo isso...


Foram-se 20 anos, que passaram pelos portões, fecharam portas e abriram cortinas pela manhã. Uma pequena recordação de cada dia curto, de cada raio de sol infinito à tarde na varanda, longo, longo, longo com os pássaros. As crianças na rua, meus jogos de tabuleiro, nossos quebra-cabeças e as cartas de baralho misturadas. Zap, Rei, Dama, vermelho, azul e a canetinha marcando a carta atrás pra sacanear. Joelhos ralados, dedos com cicatriz, bola, bicicleta, chuva, frio, sol, camiseta suja, barro, areia peneirada, comidinha, supermercado, bonéca suja de esmalte, os cabelos delas todos cortados, o meu também, com tesoura de escola!

Mãe me dá um video-game? Alô? Léo, quer vir jogar Mario em casa? Tardeeees com o Yoshi. Saudoso Yoshi, tão verdinho.. Grama, futebol, fute vem de foot, pé, no meu caso era PERNAbol, ou CANELAbol.. o que importa? É isso que eles querem condenar? Tinha carinho, tinha amigos, tinha Sandy e Junior o que mais na vida importava? O meu passado não fez o que eu senti ultimamente de ruim, mas fez a força em mim, que me fez lutar contra a tristeza e a dor.

20 anos depois, muita coisa mudou entre os espaços de um abraço, entre os delírios de um copo de suco de manga, no pequeno prazer de me enrolar no tapete e escorregar no chão liso de sabão. Minha força veio dos muros que eu subi quando não tinha menino pra pegar meu brinquedo esroscado pra mim, minha coragem veio de quando a tal da minha mãe desolada me mandou me virar sozinha pra conseguir de volta a bonéca que roubaram na escola, minha sensatez veio de quando me ameaçaram de briga na rua e eu não quis ter um nariz quebrado, minhas atitudes vieram de tudo que dizem ter sido errado e me formaram um ser independente e totalmente capaz hoje.

E eu me pergunto, então o que é ser feliz senão colher do passado os bons frutos e aproveitar hoje de tudo que é meu por direito? Tudo se explica no passado, psicólogos sábios, porém angústiados e pessimistas dizem com uma certa amargura em torno dessa frase. Não quero enxergar além da minha felicidade. Não quero ver o lado ruim se posso apenas olhar pro bom, não vou chorar por que não tenho o direito de apenas SER FELIZ. Se você fica pleno irrita o mal à sua volta. Mas prefiro ter um todo pra me orgulhar e irrite quem irritar, do que fechar o meu sorriso e desistir de tentar.


(:

Nenhum comentário:

Postar um comentário